pesquisar
redes sociais
idioma pt en
07/12/2017

Tecnologia PFC

Soldagem com Eletrodos Revestidos e TIG

Com a SmartArc-200M, a indústria Smarter iTech especializada em fabricação de máquinas de soldagem, está trazendo para o varejo uma nova geração de seu sistema monofásico de soldagem de eletrodos e TIG, já distribuído em outros países.
PFC (Power Factor Correction) mais conhecido como fator de correção de potência. Um equipamento que atualmente só é encontrado em grandes indústrias ou direcionado para um determinado público especial, com valores inacessíveis, fora da realidade do comércio popular.

Com objetivo de atender os profissionais de serviços populares diversos, a Smarter iTech conseguiu adaptar um preço acessível para o varejo, trazendo uma altíssima tecnologia de soldagem para os mais variados perfis de soldadores, serralheiros e profissionais de manutenção em geral.

A SmartArc-200M é um aparelho monofásico que pode ser operado de forma flexível com uma tensão de rede entre 98 a 265v; uma grande vantagem para os usuários brasileiros devido as variações de tensão existentes na distribuição de energia do Brasil.
 

VANTAGENS de uma fonte de solda construída em tecnologia PFC:

• 50% mais em durabilidade e vida útil dos componentes internos comparada às inversoras de solda tradicionais.

• Até 30% de economia em sua conta de energia elétrica.

• Redução expressiva na emissão de ruído e interferência eletromagnética por parte da fonte, o que evita problemas diversos.

• A presença do PFC também é um bom indício de que se trata de uma fonte de boa qualidade, que provavelmente opera com uma boa eficiência. Fontes genéricas não possuem PFC, já que os circuitos representam um custo adicional.

• Mais uma vantagem do uso do PFC ativo é o circuito capaz de ajustar automaticamente a tensão de entrada, permitindo que a fonte opere dentro de uma grande faixa de tensões, indo normalmente dos 98 aos 265v. Não apenas o velho seletor de voltagem é eliminado, mas também a fonte passa a ser capaz de absorver picos moderados de tensão e de continuar funcionando normalmente durante brownouts (onde a tensão da rede cai abaixo da tensão normal) de até 98v.
 

Curiosidade!
Em muitos locais na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas - uma medida que combate o desperdício de energia.

 

>> MAIS detalhes sobre a tecnologia PFC... <<

O PFC é um método extensamente reconhecido por reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração. O resul-
tado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.
O PFC Ativo é capaz de gerar um fator de potência teórico de 95%. Também reduz interferências e corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC.

Se você computar o tempo de utilização de sua máquina de solda, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

Não traz apenas a vantagem de oferecer menor perda de energia, mas certamente prolonga a vida útil dos capacitores e outros componentes da placa eletrônica por ficarem submetidos a menores picos de corrente durante a carga.

Esta correção automatizada do fator de potência adapta a corrente de entrada da fonte de solda para a tensão sinusoidal da rede e obtém uma corrente reduzida de entrada da máquina. Com isso, o aparelho funciona com maior eficiência energética, e os efeitos retroativos na rede de energia são minimizados. Além disso, possibilita o uso de cabos de energia mais compridos.